Como tratar as reclamações de clientes?
A reclamações de clientes é algo que muitas organizações ainda temem, pois, essa reclamação comumente é vista como falta de qualidade ou insatisfação por parte do cliente, o que causa muito medo nas organizações. Mas será que toda reclamação representa falta de qualidade? Primeiramente, é …
O que é a gestão de mudanças e como fazer?
Muitas organizações buscam a tão sonhada melhoria contínua, e se orgulham ao pensar emprocessos de gestão de mudança organizacional, idealizando um processo maravilhoso e perfeito, cheiode passos e um plano de ação maravilhoso e executável. Ao idealizar mudanças, a organizaçãogera grandes expectativas, como por exemplo, …
O que é fmea e como utilizar?
Uma das principais preocupações da Gestão da Qualidade é o controle das falhasao longo dos processos organizacionais. Existem diversas ferramentas que possibilitam essecontrole, e uma delas é a Análise de Modos de Falha e Efeitos – FMEA.Esse método foi desenvolvido pela Nasa na década de …
DIFERENÇAS ENTRE GESTÃO DA QUALIDADE E CONTROLE DE QUALIDADE
A qualidade é um tema que está em pauta desde a Revolução Industrial, tanto naprodução dos artesãos quanto nas grandes fábricas. Mas por que a qualidade é tão visada nasorganizações, sendo quase como um sonho coletivo, seja de pequenas ou grandes empresas,entregando produtos ou serviços, …
O QUE É O MÉTODO MASP E COMO APLICAR NA PRÁTICA
A Gestão da Qualidade está completamente relacionada com o planejamento estratégico e com os objetivos definidos nele. É no planejamento que são identificadas diversas variáveiscomo a identidade organizacional, objetivos, metas, forças, fraquezas, oportunidades, ameaçase quais as estratégias e ferramentas que serão utilizadas no processo de …
O que é o Planejamento Estratégico e como fazer?
Não é segredo que as organizações têm buscado cada vez mais a competitividade e queo planejamento estratégico se tornou um tema muito comum nas empresas. Mas afinal, o que éo planejamento estratégico? Como surgiu? Como aplicá-lo nas empresas? Vamos começar com o conceito e com …
O que é Diagrama de Tartaruga?
A Gestão da Qualidade está diretamente relacionada à Gestão por Processos nas organizações, pois para que haja a qualidade, é necessário que os processos fluam de forma efetiva como um todo, para o bom funcionamento da empresa. Uma Gestão por Processos eficaz impacta diretamente na …
Como implementar a Gestão da Qualidade em uma empresa?
Muito se fala em Gestão da Qualidade, mas afinal, o que ela significa de fato? Como implementar a gestão da qualidade na prática? Vamos começar com o conceito de qualidade. A qualidade é um conceito abstrato, que possui várias interpretações e muda de acordo com …
AUDITORIAS REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19) muitas atividades presenciais foram suspensas, entre elas as auditorias! Segundo a Portaria nº 225, de 22 de junho de 2020 publicada pelo Inmetro, foi ampliado o prazo e as condições para a realização das atividades de auditorias sem ações …
5S´s: História e aplicação em sua empresa
Uma das melhores e mais simples metodologias para assegurar qualidade e eficiência na produção e nos processos é conhecida popularmente como Metodologia 5S. Mas afinal, você sabe o que significa cada um deles? Além de explicar melhor a composição dos 5S’s, irei lhe mostrar também …