Vale a pena comemorar o Dia Mundial da Qualidade 2022?
Vale a pena comemorar o Dia Mundial da Qualidade 2022?
Falta um mês para o grande Dia Mundial da Qualidade 2022! Comemorado toda segunda quinta-feira do mês de novembro, neste ano, o dia será 10 de novembro.
Oficialmente, a ONU estabeleceu essa data em 1990, com o objetivo de apoiar a produtividade e o crescimento das empresas. Agora, ano após ano, vemos cada vez mais movimentos em torno desse dia. Mas será que vale mesmo a pena comemorar esse dia na empresa ou esta é uma data só para os profissionais da qualidade?
Um oportunidade de Conscientização
Ter momentos para falar sobre a qualidade dentro da empresa é um bom caminho para desenvolver a consciência dos colaboradores. Porém, por causa da correria do dia a dia, muitas vezes reservamos momentos de educação apenas próximo às datas das auditorias ou análises críticas.
Isso acaba causando uma cultura de “fazer porque o auditor ou alta direção vai ver”.
Então, criar momentos de engajamento fora do contexto tenso da auditoria e da análise crítica funciona como reforço positivo para a Cultura da qualidade.
Existem muitas empresas que comemoram o Dia Mundial da Qualidade, outras instituições aproveitam para estender o evento durante toda a semana de novembro e fazer um “intensivão sobre qualidade” na empresa. Mas isso depende da estrutura e contexto da sua empresa, o importante é conscientizar o pessoal.
O Dia Mundial da Qualidade é uma data de reconhecimento mundial!
Quando começamos a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade na empresa, é comum existir resistência por parte dos colaboradores e gestores. Afinal, estaremos mexendo no trabalho deles. Você pode ter escutado algo como: “Para que tudo isso? Sempre fizemos desse jeito!”.
Nestas horas, precisamos mostrar para os colaboradores que a qualidade tem sua importância. Tão importante que tem até uma data de reconhecimento internacional todinha dela.
Então você pode aproveitar a visibilidade desse dia para mostrar a autoridade do assunto. Afinal, não é à toa que temos um dia especialmente dedicado para a qualidade, não é mesmo?
Uma oportunidade para criar conexões entre sistemas
Como a própria ISO 9001 já coloca, a gestão da qualidade é parte da estratégia da empresa. Está escrito na introdução:
“A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica para uma organização que pode ajudar a melhorar seu desempenho global e a prover uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.” (grifos nossos)
Muitas empresas ainda veem a gestão da qualidade como mais uma coisa a ser feita, ao invés de usar esse sistema de gestão para se desenvolver e evoluir. Quando enxergamos a qualidade como estratégia, percebemos que ela é a cabeça de tudo, que ela cria ramificações para todo e qualquer outro sistema que está implantado na empresa.
Uma empresa com sistema de gestão da qualidade (SGQ) e sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO), por exemplo, pode entender isso tudo como “duas gestões diferentes”, ou entender que “para que o colaborador consiga entregar um produto corretamente para o cliente, ele precisa de boas condições de trabalho”. Entende a diferença de compreensão? Inclusive, na ISO 9001, vemos abertura para isso no item “7.1.4 Ambiente para operação dos processos”, no requisito de Apoio.
Esse é o tipo de conexão que precisamos criar na cabeça dos colaboradores! É assim que temos que falar sobre os sistemas, de forma conjunta, nas comemorações do Dia Mundial da Qualidade. Essa é uma boa oportunidade (se não das melhores) para esse desenvolvimento e integração.
Um movimento em prol da qualidade e melhoria
O Dia Mundial da Qualidade é um movimento global. O CQI (Chartered Quality Institute), órgão oficial dos profissionais da qualidade, dá um tema para o dia desde 2016, com o objetivo de ajudar no desenvolvimento das comemorações e colocar em pauta assuntos importantes para o meio.
Eles fazem um movimento grande, com materiais e divulgações, e criam até uma hashtag para as redes sociais. A desse ano é #WQW22 (abreviatura para World Quality Week 2022).
Assim, ao procurar essa hashtag nas redes sociais, você e os colaboradores da sua empresa poderão ver fotos das ações de várias empresas. Ver esse grande movimento acontecendo, tendo assim, a oportunidade de entender que fazem parte de algo maior, mais relevante e bonito, e que a qualidade é importante para todas as empresas!
Dia Mundial da Qualidade para sua empresa: Foco no contexto da sua empresa!
Por falar em tema do Dia Mundial da Qualidade, vimos que o CQI lança um tema orientador todo ano. Porém, ele não é um tema obrigatório, pelo contrário, é um norteador!
O tema proposto para 2022 é: “Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa”. Você pode se inspirar nele, que por sinal é um ótimo tema. Mas pode (e deve) definir assuntos de acordo com seu contexto.
Um sistema de gestão da qualidade nos dá muitas informações para que possamos elaborar um tema. Podemos procurar pelos resultados ruins, para desenvolver competências e encontrar respostas, nos perguntando, por exemplo:
- Quais são as maiores dificuldades dos colaboradores?
- Onde estão as não conformidades?
Podemos, ainda, falar de resultados bons e fortalecer a cultura, para isso, podemos nos perguntar algo como:
- Qual é o foco da empresa neste momento?
- Quais aspectos os clientes estão elogiando?
- Quais foram as evoluções do sistema?
Quanto mais você personalizar seu evento, mais os colaboradores verão sentido. E é aqui que a mágica acontece! Então: aproveite o Dia Mundial da Qualidade para fortalecer a cultura!
Peter Drucker já dizia “A cultura come a estratégia no café da manhã!” Enquanto a qualidade não fizer parte da cultura da empresa, ela será deixada de lado e não será verdadeiramente estratégica. Portanto, aproveite essa data para abrir caminho para que a empresa pense em qualidade em todos os 365 (ou 366 😬) dias do ano!
Sandra Aparecida
Adorei o texto muito bom